quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O Cozido à Portuguesa


O Cozido à portuguesa é talvez o prato tradicional português mais famoso, e é impossível falar de gastronomia portuguesa e não falar dele.

Segundo o Wikipédia "trata-se de uma iguaria composta de vegetais, carnes e enchidos cozidos", mas todos sabemos que é muito mais que isso.

A origem do prato está envolta em alguma controvérsia, uns alegam que a criação do prato foi sequência da necessidade económica. Não existindo muitos meios de subsistência a solução para muitas refeições era aproveitar as sobras, e assim, era colocar tudo numa panela e cozer até se apurar uma refeição com bastante consistência que tinha como objectivo dar energia e também aquecer nos dias mais frios.


Existem no entanto aqueles que acreditam que o cozido à portuguesa tem origem judaica.
Hugo Campos no livro Maravilhas da Gastronomia de Portugal, menciona mais de 60 variações de cozido e admite que se possa tratar de uma receita de origem judaica: "Como os judeus não podiam acender o fogo e cozinhar no dia de Shabat, cozinhavam de véspera as carnes e vegetais que seriam consumidos após o pôr do sol do dia de descanso." Há no entanto quem conteste esta tese da origem judaica devido ao uso de carnes de porco na receita.

A receita, ao longo dos anos tem mudado mas, ao mesmo tempo contínua igual ao que sempre foi e varia consoante a região do país.
No que diz respeito aos vegetais, podem ser cozidos feijões, batatas, cenouras, nabos, couves e arroz. Nas carnes, é possível ter o frango, entrecosto de porco, entremeada de porco, orelha de porco, chispe de porco e carne de bovino de diversas partes. Nos enchidos, são típicos, o chouriço de carne, a farinheira, a morcela e o chouriço de sangue.

Nos dias de hoje o “cozido” está mais famoso que nunca e até já se encontram versões groumet.

Tudo isto a propósito da nova iniciativa do Hotel D. Luis Coimbra, de disponibilizar diariamente partos tradicionais da gastronomia nacional, e assim a par do Cabrito Assado eda Lampreia estará também o Cozido à Portuguesa.

Junte a família e os amigos e venha provar a tradição nas mãos do chefe Alexandre Santos
 

1 comentário:

  1. Gostaria de saber se amanha ao almoço há cozido à portuguesa?
    Qual o valor do menu?
    Bem hajam.

    ResponderEliminar