terça-feira, 17 de março de 2015

A Porsche no Hotel D. Luis

Esta semana tivemos uma visita muito especial, o clube oficial da Porsche a “Porsche Clube Portugal” reuniu-se no Hotel D. Luis.

Eis uma marca que despensa apresentações, fundada em 1931 por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche.

Em 1934 Ferdinand Porsch criou o Volkswagen Carocha, com o objectivo de criar um automóvel acessível a todos os alemães, o Carocha acabou por servir de base mecânica ao primeiro Porsche a ser produzido, o Porsche 356 produzido em 1948, um carro que recorria em grande parte às peças utilizadas no Volkswagen Carocha, tais como motorização traseira com refrigeração a ar. Mais tarde o 356 viria a ser totalmente construído a partir de peças Porsche.

A utilização de um motor com refrigeração a ar e localização traseira foi desde o início, a principal característica da Porsche.

Em 1964 é lançado o ícone da Porsche, o Porsche 911, aquele pela qual a marca ficou mundialmente famosa.  Este modelo foi lançado inicialmente com o nome de 901, mas devido aos direitos comerciais adquiridos pela Peugeot, teve que alterar o nome. O Porsche 911 possuía um motor de 6 cilindros com localização traseira. Este modelo causou problemas internos na Porsche, pois as linhas da autoria de Ferry Porsche não agradavam a todos.

Recentemente, o Grupo Volkswagen tornou-se o principal accionista da Porsche e a Porsche o maior accionista do Grupo Volkswagen. Isso causou uma grande revolução na Porsche que passou a compartilhar muitas peças com modelos Volkswagen para reduzir custos, no entanto a marca Porsche continua a ser sinal de excelência.

Sem comentários:

Enviar um comentário