quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tuna a Solo

A TAUC - Tuna Académica da Universidade de Coimbra apresenta um concerto em que a Big Band Rags e a Orquestra da TAUC acompanham peças a solo interpretadas por músicos que passaram pelos vários grupos da TAUC.

Este será mais um momento de convívio e encontro de várias gerações de tunos, num espectáculo integrado nas comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra, sendo que os intérpretes convidados são músico de renome e que fizeram parte da história recente da TAUC.

As Tunas em Portugal surgiram apenas em meados do séc. XIX. Conta-se que um grupo de estudantes de Coimbra se deslocou um dia a Espanha e, observando o sucesso que as tunas por lá faziam, importaram a ideia para o nosso país.

Existe igualmente a versão que o movimento surgiu após a passagem da Estudantina de Santiago de Compostela por Coimbra, e que juntamente com a extinção da orquestra do teatro académico, terá aguçado o desejo de criar também em Coimbra uma tuna académica

É nesse âmbito que em 1888 surge a tuna mais antiga do país. A “Estudantina de Coimbra” como era conhecida que, para além da orquestra que juntava o agrupamento clássico de violinos, flautas e clarinetes ao popular, com as guitarras e bandolins, fazia-se igualmente acompanhar de Grupos de Teatro e de Guitarra e Canto de Coimbra, constituindo um espectáculo variado e uma abrangência cultural que era igualmente complementada por discursos e recitação de poesia.

O relevo musical tornou-se mais evidente a partir das décadas de 80 e 90, onde se deram início a um vasto movimento de fundação de tunas académicas por todo o país.

“Tuna a Solo” um espectáculo a não perder, descubra aqui mais informações.

Sem comentários:

Enviar um comentário