terça-feira, 25 de abril de 2017

O que visitar em Coimbra - Convento de Santa Clara-a-Velha

Este é um dos monumentos mais importante da cidade de Coimbra e um dos mais visitados do país.

O Mosteiro de Santa Clara de Coimbra, mais conhecido como Convento de Santa Clara-a-Velha, está localizado na margem esquerda do rio Mondego.

Fundado em 1283, por D. Mor Dias, o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra foi entregue às freiras clarissas pouco depois.

Foi invulgar, à época, a construção de três naves de altura idêntica, abobadadas em pedra, ao invés da cobertura de madeira, então usual pelas Ordens mendicantes, assim como a ausência de transepto, o que permitiu o maior alongamento do claustro.

A iluminação das naves é feita por duas rosáceas nos extremos da nave central e por janelas duplas, de grande altura, rasgadas nas paredes laterais.

Este monumento representa um momento de experimentação do estilo gótico no país, inscrevendo-se numa conjuntura de gradual influência e aceitação da Ordem dos Frades Menores na Corte e na sociedade portuguesa em geral.

O Mosteiro cedo foi palco das inundações provocadas pelo rio Mondego tal como as que ocorreram em 2016, e ao longo dos anos foi sendo alvo de sucessivos alagamentos e adaptações arquitectónicas a esta circunstância.

Depois de um amplo projecto de valorização este Monumento Nacional e Sítio Arqueológico (Séculos XIV – XVII), passou a dispor de um Centro Interpretativo. O percurso do visitante engloba visita às ruínas, exposição de espólio arqueológico conventual, exibição de filmes e modelação virtual.

Sem comentários:

Enviar um comentário