quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O que visitar em Coimbra – Universidade de Coimbra

Este é um dos símbolos da cidade de Coimbra e de Portugal, com uma incontornável herança histórica, a Universidade de Coimbra celebrou em 2015 os seus 725 anos. 

Foi em Março de 1920 que D. Dinis assinava o “Scientiae thesaurus mirabilis”, criando assim a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Inicialmente começou funcionar em Lisboa, sendo transferida definitivamente para Coimbra em 1537, por ordem do Rei D. João III, e é no Paço Real da Alcáçova, mais tarde Paço das Escolas, que se concentram todas as Faculdades da Universidade de Coimbra – Teologia, Cânones, Leis e Medicina.

Inicialmente delimitada ao Palácio Real, a Universidade foi-se estendendo por Coimbra, transformando a paisagem, tornando-a na cidade universitária por excelência, alargada no século XX com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e já neste século com um terceiro Pólo, na área das ciências da saúde.

Contando com um património material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial, é desde 2013 Património Mundial da UNESCO.

Hoje em dia, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e mais de 22 mil alunos.

Sem comentários:

Publicar um comentário