domingo, 11 de dezembro de 2016

Dia Mais Curto do Ano no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

No próximo dia 21 de Dezembro celebre o Dia Mais Curto do Ano e junte-se à festa do cinema em formato curto!

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha tem preparado um dia em cheio, pelas 17h30 tem início a palestra "A Duração dos Dias", por Nuno Peixinho, investigador e coordenador da Unidade de Promoção de Ciência do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.

Todos sabemos quando é de dia ou de noite. Ou será que não sabemos? A partir de que momento durante o crepúsculo vespertino passa a ser noite? E no matutino, quando passa a ser dia? Se não sabemos exactamente quando começa o dia nem a noite como sabemos a duração exacta do dia? Mesmo se não o soubéssemos poderíamos na mesma saber qual é o dia mais curto e o dia mais longo. Mas como sabemos que a duração do dia é igual à da noite? Afinal de contas, porque têm os dias durações diferentes? É isso que vamos ver (descrição dos filmes no documento anexo “Cinema_DiaMaisCurto”).

Depois pelas 18h30 e novamente às 21h30, tem lugar o Festival de curtas-metragens O Dia Mais Curto, com a sessão “Papel de Natal e Outras Histórias”.

Todos os anos, por volta do dia 21 de Dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto.

Junte-se à festa, a entrada é gratuita.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário